segunda-feira, 10 de agosto de 2020

4º anos - Roteiro de Atividades 10/08

 ROTEIRO DE ESTUDOS - 4º anos A, B e C

Período: 11 a 14 de Agosto /2020

Importante: Cada sala tem aulas com seus professores de referência de segunda-feira, terça-feira e quarta-feira nos horários já estipulados conforme a metodologia do professor com suas turmas.

Esta semana se inicia, o período das Avaliações de Matemática  e Língua Portuguesa  os professores  de referência irão orientar os alunos  com os  devidos procedimentos para realização.

As aulas do CMSP serão realizadas normalmente.

Plataforma Matific  :  Metades  e quartos de retângulos e círculos

Plataforma Guten News: Dicionário do isolamento

Dias da Semana

Língua Portuguesa

Matemática

Especialistas

CMSP

Segunda- feira

10/08/2020

*Realizar Avaliação de Língua Portuguesa conforme orientação do professor referencia de sala

* Leitura  da musica abaixo       

      *Li Emi Ali Emília, após realizar as Atividades  no caderno.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Artes e Linguagens Artísticas

 

 

 

 

14h 00 ás

15h 30m

Terça-feira

11/08/2020

 

 

Atividades atribuídas/ Plataforma Matific e Guten News

 

 

Orientação de

Estudos

 

 

14h 00 ás

15h 30m

 

Quartafeira

12/08/2020

 

Realizar Avaliação de Matemática  conforme orientação do professor referencia de sala

  Segue abaixo as Atividades  de Matemática, devem ser realizadas no caderno

 

 

 

Ed. Física e Cultura do Movimento

 

 

 

14h 00 ás

15h 30m

Quintafeira

13/08/2020

 

 

 

 

 

 

Ciências,

História e

Geografia /

Práticas

Experimentais

 

 

14h 00 ás

15h 30m

Sexta-feira

14/08/2020

 

 

 

 

 

 

 

 

Inglês

 Prof.ª Paviana

 

 

 

 

 


LÍNGUA PORTUGUESA

 

ATIVIDADE

 

 

Leia a letra da canção  que apresenta características da personagem Emília.

 

 

*Li Emi Ali Emília

Jorge Foques e Tony King Brown

 

Emília está aprendendo a falar

Ela se atrapalha e não consegue pronunciar

E, além do mais, ela inventa muita estória

É tagarela (a bonequinha), faz de conta e tem memória

Das palavras que inventa, ela mesma acha importante

E só ficou assim porque tomou a pílula falante

Ela conta a estória de um polvo que se aproximou e a atacou

Ficando muito brava ela quis lutar com o polvo que,

com tantos outros braços ele a apertou

Como era de pano ela tentava se esquivar

dos tentáculos que via se movimentar e apertava, apertava, apertava

E aí ! Se liga no sítio, mano

Como é que pode alguém ser feito de pano?

Que rima com filha, com lentilha e com baunilha...É a boneca Emília!

Se-ia-ga-no-li-tio- si-no-ma !!!

A-s-es-a-e-ca-ne-bo-foi-que-ta-fei-no de-pa !!!

Que rima com filha, com lentilha e com baunilha...É a boneca Emília!

Muito assustada, a boneca apavorada desmaiou, deixando todo

mundo sem saber o que rolou

Foi aí que o Dr. Cara de Coruja resolveu, medicou.

Emília então, acordou, falando sem parar do sonho ou da estória que inventou ou contou

Só que desse jeito ninguém entende nada

Falando assim errado é melhor parar

Ela gosta de falar, ela gosta de contar estórias e também gosta de mandar

Tio Barnabé,  Tia Anastácia e o Visconde, o Saci, que vem lá não sei de onde

ficam desorientados com a pequena atrevida

Brincando de esconde-esconde encara todo mundo, qualquer ser

humano, mesmo sendo uma bonequinha de pano

Li emi ali Emília! Boneca inteligente, que pensa como a gente

Li emi ali Emília! É todinha de pano, não entra pelo cano,

eu não me engano

É Emília e ela quer falar

Segue a rima no sítio da vovó

Dona Benta não aguenta, em sua cabeça dá um nó

A boneca exigiu não ficar só e casou com um porquinho que se chama Rabicó

Pedrinho e Narizinho concordaram com a morada da boneca que agora é Marquesa

E com três estrelinhas de Condessa, com certeza, o sítio é a sua realeza.

 

 

 

a.     aA canção  “Li Emi Ali Emília”, interpretada no ritmo do rap, traz vários episódios da história da vida de Emília. Esses episódios foram escolhidos para caracterizar a personagem Emília e alguns elementos da sua “biografia”. Indique, no quadro a seguir, 4 episódios da vida de Emília que aparecem na canção:


 

EPISÓDIO 1

EPISÓDIO 2

EPISÓDIO 3

EPISÓDIO 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 b. Há alguma informação nova sobre a personagem Emília que você descobriu ouvindo a letra da canção? Qual?

 

 

 

c. Se você fosse ler uma biografia da “boneca de pano falante”, o que gostaria de saber sobre sua vida?

 

 

 

d. Como Emília é caracterizada na Canção ? Indique algumas palavras e expressões que caracterizam a personagem ao longo da canção:


MATEMÀTICA

 

ATIVIDADE

 

A escola de Cauã, Tainá, Ubiratan convidou alguns indígenas da etnia Guarani

para fazer uma visita e relatar para as crianças sobre suas tradições, hábitos

e costumes. Eles contaram que sempre ao final da tarde, costumam reunir as

crianças e contar histórias sobre a sua cultura que foram ouvidas também por

seus pais e avós.

Cauã, Tainá, Ubiratan interessados em saber mais sobre as várias etnias indígenas, realizaram pesquisas e

registraram os dados coletados.

 

 

1. Cauã descobriu que, em 2010, viviam 12 977 indígenas na cidade de São Paulo, no bairro de Parelheiros e

outros; e nas cidades do Litoral Paulista, 24 918 (IBGE 2010).

Estime o total da população indígena distribuída na capital e litoral de São Paulo na época. Calcule esse total

 

  

2. Ubiratan contou para os amigos que no município de São Paulo, em 2010, moravam na área urbana 11 918

indígenas. Como o total de indígenas era nessa época 12 977, quantos moravam em aldeias? (IBGE 2010).

 

 

3. Tainá descobriu dados atualizados em 2016, mostrando o aumento da população indígena em terras demarcadas

em todo o Estado de São Paulo. Muitas famílias dessa população estão inscritas nos polos do

CRPSP – Centro Regional de Psicologia de São Paulo.



a. Quantos indígenas estão inscritos no CRPSP? Quantos têm suas terras demarcadas em zonas litorâneas?


FIM........





















Nenhum comentário:

Postar um comentário