ROTEIRO DE ESTUDOS - 4º anos A, B e C
Período: 11 a 14 de Agosto /2020
Importante: Cada
sala tem aulas com seus professores de referência de segunda-feira, terça-feira
e quarta-feira nos horários já estipulados conforme a metodologia do professor
com suas turmas.
Esta
semana se inicia, o período das Avaliações de Matemática e Língua Portuguesa os professores de referência irão orientar os alunos com os
devidos procedimentos para realização.
As
aulas do CMSP serão realizadas normalmente.
Plataforma
Matific : Metades
e quartos de retângulos e círculos
Dias
da Semana |
Língua Portuguesa |
Matemática |
Especialistas |
CMSP |
Segunda-
feira 10/08/2020 |
*Realizar Avaliação de
Língua Portuguesa conforme orientação do professor referencia de sala * Leitura da musica abaixo *Li Emi Ali Emília, após realizar
as Atividades no caderno. |
|
Artes
e Linguagens Artísticas |
14h 00 ás 15h 30m |
Terça-feira 11/08/2020 |
|
Atividades atribuídas/ Plataforma Matific e Guten News |
Orientação
de Estudos
|
14h 00 ás 15h 30m
|
Quartafeira 12/08/2020 |
Realizar Avaliação de Matemática conforme orientação do professor referencia
de sala Segue abaixo as Atividades de Matemática, devem ser realizadas no
caderno |
|
Ed.
Física e Cultura do Movimento |
14h 00 ás 15h 30m
|
Quintafeira 13/08/2020 |
|
|
Ciências,
História
e Geografia
/ Práticas
Experimentais |
14h 00 ás 15h 30m
|
Sexta-feira 14/08/2020 |
|
|
Inglês
Prof.ª Paviana |
|
LÍNGUA
PORTUGUESA
ATIVIDADE
Leia a
letra da canção que apresenta
características da personagem Emília.
*Li Emi Ali Emília
Jorge Foques
e Tony King Brown
Emília está aprendendo a falar
Ela se atrapalha e não consegue pronunciar
E, além do mais, ela inventa muita estória
É tagarela (a bonequinha), faz de conta e tem memória
Das palavras que inventa, ela mesma acha importante
E só ficou assim porque tomou a pílula falante
Ela conta a estória de um polvo que se aproximou e a atacou
Ficando muito brava ela quis lutar com o polvo que,
com tantos outros braços ele a apertou
Como era de pano ela tentava se esquivar
dos tentáculos que via se movimentar e apertava, apertava, apertava
E aí ! Se liga no sítio, mano
Como é que pode alguém ser feito de pano?
Que rima com filha, com lentilha e com baunilha...É a boneca Emília!
Se-ia-ga-no-li-tio- si-no-ma !!!
A-s-es-a-e-ca-ne-bo-foi-que-ta-fei-no de-pa !!!
Que rima com filha, com lentilha e com baunilha...É a boneca Emília!
Muito assustada, a boneca apavorada desmaiou, deixando todo
mundo sem saber o que rolou
Foi aí que o Dr. Cara de Coruja resolveu, medicou.
Emília então, acordou, falando sem parar do sonho ou da estória que
inventou ou contou
Só que desse jeito ninguém entende nada
Falando assim errado é melhor parar
Ela gosta de falar, ela gosta de contar estórias e também gosta de
mandar
Tio Barnabé, Tia Anastácia e
o Visconde, o Saci, que vem lá não sei de onde
ficam desorientados com a pequena atrevida
Brincando de esconde-esconde encara todo mundo, qualquer ser
humano, mesmo sendo uma bonequinha de pano
Li emi ali Emília! Boneca inteligente, que pensa como a gente
Li emi ali Emília! É todinha de pano, não entra pelo cano,
eu não me engano
É Emília e ela quer falar
Segue a rima no sítio da vovó
Dona Benta não aguenta, em sua cabeça dá um nó
A boneca exigiu não ficar só e casou com um porquinho que se chama
Rabicó
Pedrinho e Narizinho concordaram com a morada da boneca que agora é
Marquesa
E com três estrelinhas de Condessa, com certeza, o
sítio é a sua realeza.
a. a. A canção “Li Emi Ali Emília”, interpretada no ritmo do rap, traz vários episódios da história da vida de Emília. Esses episódios foram escolhidos para caracterizar a personagem Emília e alguns elementos da sua “biografia”. Indique, no quadro a seguir, 4 episódios da vida de Emília que aparecem na canção:
EPISÓDIO 1 |
EPISÓDIO 2 |
EPISÓDIO 3 |
EPISÓDIO 4 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
b. Há alguma informação nova sobre a personagem Emília que você descobriu ouvindo a letra da canção? Qual?
c. Se você fosse ler uma biografia da “boneca de pano
falante”, o que gostaria de saber sobre sua vida?
d. Como Emília é caracterizada na Canção ? Indique algumas palavras
e expressões que caracterizam a personagem ao longo da canção:
MATEMÀTICA
ATIVIDADE
A escola de Cauã, Tainá, Ubiratan convidou alguns indígenas da
etnia Guarani
para fazer uma visita e relatar para as crianças sobre suas
tradições, hábitos
e costumes. Eles contaram que sempre ao final da tarde, costumam
reunir as
crianças e contar histórias sobre a sua cultura que foram
ouvidas também por
seus pais e avós.
Cauã, Tainá, Ubiratan interessados em saber mais sobre as várias
etnias indígenas, realizaram pesquisas e
registraram os dados coletados.
1. Cauã descobriu que, em 2010, viviam 12 977 indígenas na cidade de São Paulo, no bairro de Parelheiros e
outros; e nas cidades do Litoral Paulista, 24 918 (IBGE 2010).
Estime o total da população indígena distribuída na capital e
litoral de São Paulo na época. Calcule esse total
2. Ubiratan contou para os amigos que no município de São Paulo, em
2010, moravam na área urbana 11 918
indígenas. Como o total de indígenas era nessa época 12 977, quantos moravam em aldeias?
(IBGE 2010).
3. Tainá descobriu dados atualizados em 2016, mostrando o aumento
da população indígena em terras demarcadas
em todo o Estado de São Paulo. Muitas famílias dessa população
estão inscritas nos polos do
CRPSP – Centro Regional de Psicologia de São
Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário