SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR RAUL ANTÔNIO FRAGOSO
DIRETORIA DE
ENSINO NORTE – 1
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO
FÍSICA.
Xadrez
é utilizado na educação como instrumento multidisciplinar, pois, envolve um
grande número de habilidades mentais específicas (imaginação, memória,
pensamento lógico, reconhecimento de padrões, visualização e armazenamento) e
gerais (perseverança, capacidade de estudo, autoconhecimento, organização
pessoal, motivação e ambição).
No xadrez, a ética, ligada à
aquisição de valores morais, tais como o saber perder, respeito ao adversário,
julgamento e reconhecimento do erro, já que, diferente de outros jogos, em que
o fator sorte é predominante. No xadrez, o jogador é o único responsável por
sua vitória ou derrota, pois, desde o primeiro lance, assume as consequências
de seus erros.
Do ponto de vista moral, o xadrez pode
promover o aprimoramento da conduta ética, da socialização, bem como a formação
do caráter, tendo em vista que o crescimento do aprendiz só é possível pelo seu
próprio mérito e vontade.
Aos pais que
tiverem possibilidades baixar um app de xadrez, no computador ou celular,
indicação, (xadrez chess prince)
Para quem não
tem tabuleiro, montar um tabuleiro de papelão, as peças podem ser construídas
com tampas de garrafas, colando o desenho da peça na tampa, ou desenhando a
letra inicial da peça.
Para os alunos
que realizarem a atividade de xadrez, fazer registros, por escrito desenho ou
fotos.
3º,4º, 5º anos
é importante que experimente o jogo.
1º e 2º anos,
vivenciar o movimento das peças do xadrez.
São Paulo,24 de março 2020.
Atividade muito interessante para ser realizada NA ESCOLA.
ResponderExcluirComo mãe, estou quase enlouquecendo! Além de trabalhar para prover o sustento, cuidar da casa, da criança, dos afazeres domésticos, da alimentação, da minha saúde mental (diante dessa pandemia e de toda a preocupação que ela acarreta), de auxiliar nas diversas atividades escolares que precisamos fazer (TUDO AO MESMO TEMPO), fazer tabuleiro de xadrez vai além da minha capacidade no momento.
Não estou conseguindo ter tempo nem para fazer xixi! Valorizo e reconheço o excelente trabalho de toda a equipe (professores, coordenação, direção, apoio) e acho fundamental que as crianças façam atividades para que não percam o ritmo de aprendizagem.
Mas sem exagero! A maioria de nós, mães, pais e avós, estamos a ponto de enlouquecer.
apesar de ter até o dia 3 de abril para realizar TUDO, não temos o dia todo livre para ficar sentados ao lado da criança auxiliando nas tarefas, principalmente dos 1ºs anos. Ficamos cansados, impacientes e as crianças, ao perceberem isso (porque é humanamente impossível disfarçar), acabam pegando raiva da lição e ao invés de ser benéfico, acaba se tornando uma tortura traumatizante, tanto para nós, enquanto pais, quanto para as crianças, enquanto alunos.
Espero que não entendam como uma reclamação, mas sim como um desabafo e uma súplica para que percebam que não é porque estamos em casa que não temos outros afazeres. Estudar é preciso e extremamente importante, mas sobreviver a tudo o que está acontecendo, sem enlouquecer, também é.
Um grande beijo à todos e que possamos ficar bem!
Concordo com vc mãe...um absurdo esse negócio de xadrez!!! Não tem o que fazer, tem matérias que tem de ser presencial para eles entenderem e outra depois desse tempo tanta coisa vai mudar que na minha opinião devem esperar qdo voltar as aulas para traçar um plano de estudos...esta certíssima mãe 👏👏
ResponderExcluirMuito daora gostei
ResponderExcluir