P.E.I. RAUL ANTONIO FRAGOSO
ATIVIDADES DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS
4ºS ANOS A/B/C
PROFESSORAS: BERNADETE E ANA LÚCIA
ATIVIDADE 1
Objetivos:
·
Observar
os pontos cardeais por meio de uma bússola confeccionada pelos alunos.
·
Fazer
um experimento.
·
Relatar
através de registro escrito.
·
Produzir
dando sua opinião.
·
Ler
para verificar possíveis interferências.
·
Revisar
o que escreveu.
ETAPA 1 – EXPERIMENTO: CONFECCIONAR UMA BÚSSOLA
Muito importante: Esse experimento deve ser feito com a ajuda
de um adulto.
MATERIAL:
1 imã, pode ser de geladeira;
1 Tampinha de garrafa;
1 faca;
1 bacia de plástico com água
Guache de cor forte
PROCEDIMENTO:
1 – Pegue a bacia e encha com água.
2 – Esfregue a agulha no imã sempre na mesma direção, mais ou
menos umas 20 vezes.
3 – Com o uso da faca,
faça duas fendas opostas na lateral da tampinha para colocar a agulha.
4 – Encaixe a agulha na tampinha bem firme.
5 – Coloque para flutuar na bacia.
6 – Depois que ela parar de movimentar veja qual ponta se
direcionou para o norte e pinte a ponta com guache, assim identificará o norte
com sua bússola.
Ao flutuar livremente na água, com pouco atrito, a agulha
cederá facilmente a influência do campo magnético da Terra e se alinhará com
ele.
Para saber qual é o norte utilize a orientação pelo nascer
ou pôr do sol.
ETAPA 2: RELATÓRIO
Elaborar um relatório coletivo, onde um dos participantes do
experimento é o escriba (quem escreve) e os outros farão o relato oral para que
seja feito o registro.
Lembre-se no relatório você não pode dar a sua
opinião. Relate todos os procedimentos que aconteceram durante o experimento.
ETAPA 3: LEITURA
O aluno fará uma leitura desse relatório para ver se não
esqueceram de relatar alguma coisa.
ETAPA 4: REVISÃO COLETIVA
Acrescentar ou tirar algo que não ficou bom, não esquecendo
da pontuação e ortografia correta.
ETAPA 5: PRODUÇÃO INDIVIDUAL
O aluno produzirá um pequeno texto individual sobre o que
achou de participar desse experimento. Como foi. Nesse texto pode dar sua
opinião.
Um excelente trabalho
ATIVIDADE 2: PESQUISA Objetivos: Pesquisar para se informar.
Produzir texto coletivo e individual.
Desenhar, classificar e identificar os tipos de hortaliças.
Objetivos: Pesquisar para se informar.
Produzir texto coletivo e individual.
Desenhar, classificar e identificar os tipos de hortaliças.
ETAPA 1: Fazer
uma pesquisa sobre os tipos de hortaliças e escrever o que pesquisou em seu
caderno ou folha, para entregar para a professora quando voltar as aulas.
ETAPA 2: Pegue um sulfite e desenho um canteiro de sua imaginação,
pode ter a forma que quiser. Nesse canteiro você vai desenhar duas hortaliças
de sua preferência de acordo com sua pesquisa. Só não pode ser fruta.
ETAPA 3: Faça um pequeno relato do que aprendeu com a pesquisa.
OBS: Cada etapa equivale a uma aula hora.
a Bussula não fizemos por falta de recurso, sobre as hortaliçãs pesquisamos e fizemos na folha
ResponderExcluirok
Excluir