terça-feira, 24 de março de 2020

PRÁTICAS EXPERIMENTAIS 5º ANOS


P.E.I. RAUL ANTONIO FRAGOSO
ATIVIDADES DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS 5ºS ANOS A/B/C
PROFESSORA: BERNADETE
ATIVIDADE 1
Objetivos:
·         Explorar fenômenos que evidencie propriedades físicas dos materiais, como densidade.
·         Fazer um experimento.
·         Relatar através de registro escrito.
·         Produzir dando sua opinião.
·         Ler para verificar possíveis interferências.
·         Revisar o que escreveu.
ETAPA 1 – EXPERIMENTO: DOIS MATERIAIS PODEM OCUPAR O MESMO ESPAÇO
MATERIAL:
1 jarra ou outro recipiente transparente;
1 régua;
1 água;
1 um pedaço de rocha (pedra)
PROCEDIMENTO:
1 – Com a fita adesiva prenda a régua do lado de fora da jarra.
2 – Coloque a água na jarra.
 3 – Utilizando a escala da régua meça o nível da água dentro da jarra, anote essa medida.
4 – Coloque o fragmento de rocha dentro da jarra, devagar.
5 – Utilize de novo a escala da régua para medir o nível da água.
ETAPA 2: RELATÓRIO
Elaborar um relatório coletivo, onde um dos participantes do experimento é o escriba (quem escreve) e os outros farão o relato oral para que seja feito o registro.
Lembre-se no relatório você não pode dar a sua opinião. Relate todos os procedimentos que aconteceram durante o experimento.
ETAPA 3: LEITURA
O aluno fará uma leitura desse relatório para ver se não esqueceram de relatar alguma coisa.
ETAPA 4: REVISÃO COLETIVA
Acrescentar ou tirar algo que não ficou bom, não esquecendo da pontuação e ortografia correta.
ETAPA 5: PRODUÇÃO INDIVIDUAL
Comprovação das hipóteses: O aluno produzirá um pequeno texto individual sobre o que achou de participar desse experimento. Como foi. Nesse texto pode dar sua opinião.
Um excelente trabalho

ATIVIDADE 2: PESQUISA
Objetivos: Pesquisar para se informar.
Produzir texto coletivo e individual.
Desenhar, classificar e identificar os tipos de hortaliças.
ETAPA 1: Faça uma pesquisa sobre os tipos de hortaliças e escrever o que pesquisou em seu caderno ou folha, para entregar para a professora quando voltar as aulas.
ETAPA 2: Pegue um sulfite e desenho um canteiro de sua imaginação, pode ter a forma que quiser. Nesse canteiro você vai desenhar duas hortaliças de sua preferência de acordo com sua pesquisa. Só não pode ser fruta.
ETAPA 3: Faça um pequeno relato do que aprendeu com a pesquisa.

OBS: Cada etapa equivale a uma aula hora.




Nenhum comentário:

Postar um comentário